Resenha - Como brincam as crianças surdas






Estudos 
Autor (a): Daniele Nunes Henrique Silva
Editora plexus 
Páginas: 120
Classificação: 4/5







Esta segunda edição é o resultado de um estudo profundo sobre as relações entre o brincar, a linguagem, o desenvolvimento e a surdez. Este estudo apresenta uma análise por meio de observações em atividades livres o brincar de crianças surdas em um instituto especializado. É nesse universo que a autora busca compreender como as crianças surdas, usuárias mais ou menos fluentes da Língua de sinais, compõem suas brincadeiras.

O brincar, é a fonte mais importante do desenvolvimento de qualquer criança, e é através disso que conseguimos conhecer melhor seus processos mentais. Foram efetuadas cincos observações, com crianças surdas de ambos os sexos, realizadas na própria escola, que permitiram captar uma variedade de situações obtidas na própria realidade. E são com essas observações que nos permite um olhar cuidadoso acerca das formas de brincar de uma criança surda, da participação da língua de sinais e a importância dessa língua na constituição da criança como um ser criativo, crítico e ativo.
Os resultados deste estudo trouxeram contribuições do brincar no espaço onde existia a palavra, levando o fonoaudiólogo a se preocupar não apenas com os brinquedos e as ações, mas com o que a criança fala no brincar.

Com uma leitura fácil, rápida e com um conteúdo que tem muito a ser abortado. Este livro se torna uma leitura extremante estimulante, porque nos faz pensar e refletir! O que se torna uma ótima sugestão para aqueles dias que estamos sem muitos acúmulos de coisas para fazer. Este livro nos faz pensar na criança surda, na forma como ela brinca. E envolve questões da prática cotidiana de educadores, apresentando constatações da importância da relação entre a língua de sinais e o brincar.

Ficou com gostinho de quero mais? Não perca seu tempo, leia a edição anterior, leia essa edição, e as outras que já estão disponíveis!!! Boa leitura.




Comentários