Resenha - O Pequeno Príncipe


                                                             


Infanto-Juvenil
Autor(a): Antoine De Saint-Exupéry
Editora Agir 
Páginas: 96
Classificação: 5/5












A fábula mais incrível que já li. E, portanto, não poderia ser diferente, preciso falar e lhes contar sobre esse livro que tanto me encantou.  

O livro O Pequeno Príncipe conta a história de um piloto que, ainda criança tentou levar uma carreira de pintor. Mas como os adultos não conseguem compreender as coisas, a carreira não durou muito mais que dois desenhos

Foi no deserto, durante uma viagem por terras do Saara, uma pane no sistema o obrigou a realizar um pouso de emergência de seu avião, foi logo no amanhecer de sua primeira noite que nosso narrador-personagem que já planejava o demorado conserto de seu avião, conheceu o pequeno príncipe. Certa manhã ao acordar, se depara com um menino de estatura baixa, com cabelo cor de ouro e que usava um cachecol vermelho ao redor do pescoço, o chamando. O menino lhe pede que desenhe um carneiro, e sem entender o que estava se passando ali, e como é que aquele menino viera parar no meio do nada, e ainda com esse pedido estranho, o autor resolveu mostrar seu desenho antigo do elefante dentro da jiboia. E para sua surpresa o desenho é interpretado corretamente.
Ao passar uns dias, enquanto o autor tenta consertar seu monomotor, o pequeno príncipe lhe conta sua longa jornada até chegar à terra. O pequeno príncipe parte de seu planeta numa viagem por vários e pequenos planetas até chegar a terra. Em cada planeta se deparou com uma situação diferente, mas que todas resultavam na mesma coisa. No primeiro planeta conheceu o autoritário rei, que sempre estivera à espera de um súdito. Em seguida, lidou com um vaidoso, depois com um bêbado, um homem de negócios, um geógrafo e um acendedor de lamparinas, e todos eles tiram em comum a cegueira por seus vícios. Pediu que o piloto desenhasse o carneiro em busca de companhia, já que tinha apenas uma rosa de três espirros e três vulcões que no máximo chegavam a estatura de seus joelhos e que deixara em seu pequeno planeta, que segundo ele mesmo mal o cabia, provavelmente era morador do asteroide B612.
Dali em diante, os dois constroem uma amizade pura e verdadeira. Eles conversam sobre assuntos como: amizade, orgulho, lealdade, amor, e até a busca de si próprio. Mas que no final é inevitável a despedida e a partida de ambos.


O livro, o desfecho é comovente, e a lição que o mesmo deixa, sem dúvidas alguma ficará na memória daqueles que ousaram um dia o ler. Uma fábula que aborda assuntos que já viraram comuns em nosso cotidiano, e que já passam despercebidos, mas que são de suma importância para a formação de caráter. Eu diria que esse livro é até mesmo filosófico, e que depois da leitura é possível ainda os questionamentos de diversos pontos abordados na trama. Com uma leitura fácil e simplificada, rico de cor, imagens e curiosidades, esse livro se torna uma ótima sugestão para se ler em qualquer dia e a todo momento. Diria até que esse livro deveria ser lido por todos nós em algum momento de nossas vidas.

Antoine De Saint-Exupéry o autor-personagem, foi escritor, ilustrador e piloto francês. Conhecido internacionalmente pela sua obra O Pequeno Príncipe, em sua trama o autor relata as divergências entre adultos que perderam seus sonhos por algum motivo. Sendo ele mesmo um dos personagens.




Comentários