Biografia
Autor(a): Malala Yousafzai, Christina Lamb
Editora Companhia Das Letras
Editora Companhia Das Letras
Páginas: 244
Classificação: 5/5
Sinopse: Quando o talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina
levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e
lutou por seu direito à educação. Mas em 9 de outubro de 2012 ela quase pagou
por isso com a vida. Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa
dentro do ônibus enquanto voltava da escola. Poucos acreditaram que ela
sobreviveria.
A recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto no norte do Paquistão para os salões das Nações Unidas em Nova York.
É provável que você já tenha escutado falar, ou que já saiba um
pouco sobre esta menina incrível, pois ela é apenas a pessoa mais jovem a
receber o Prêmio Nobel da Paz. Aos dezesseis anos, tornou-se símbolo global de protesto pacífico e no ano de 2014 foi declarada vencedora do prêmio Nobel da Paz.
Malala
nasceu em tempos difíceis, sua família era extremamente pobre, vivia no vale do
Swat, no Paquistão. Seu pai abriu sua própria escola, por conta disso Malala
desde bebê estava dentro da escola. E quando cresceu o suficiente para frequentar,
passou a ir à escola de seu pai. Seu pai sempre a encorajou a estudar,
acreditando desde sempre que a educação deveria ser direito de todos, tanto para meninos quanto para meninas. Malala tentava
sempre ser a melhor que podia, por conta disso estava sempre a
competir o primeiro lugar com uma amiga de classe.
O livro conta a trajetória de vida de Malala, a origem de seu nome também é citado no livro, a religião, seus costumes, a qualidade de vida num lugar no qual a desigualdade social é uma marca. Escrito com a parceria da jornalista britânica Christina Lamb, o livro é janela para conhecer as particularidade de uma menina tão fantástica e talentosa, mas também é o portal para um universo cheio de interdições.
Em 2012 atingida por um tiro na cabeça quando estava voltando para casa, Malala sobreviveu e impactou o cenário mundial, isso mostrou as atrocidades que ocorrem no Paquistão, na qual são privadas milhares de crianças em locais de conflito, assim como no vale do Swat. Escolas são fechadas e destruídas para que crianças, principalmente meninas não tenham acesso a educação. Imagem mostra os primeiros dias de Malala no hospital em Birmingham.
"Durante o ultimo ano estive em muitos lugares, mas meu vale continua sendo o mais lindo do mundo. Não sei quando vou vê-lo de novo, mas sei que vou. Eu me pergunto o que aconteceu com o caroço de manga que plantei no nosso jardim no Ramadã. Imagino se alguém o está regando, para que um dia as futuras gerações possam apreciar a fruta."
Trailer do filme:
Super indico este livro, não necessariamente só para quem gosta de biografia, mas para todos que gostam de um bom enredo, para quem tem curiosidade assim como eu tive de conhecer a luta e a vida desta menina paquistanesa que se tornou marco mundial por ser tão incrível e lutar por um mundo onde a educação é para todos.
Atualmente, a ativista de apenas 20 anos de idade, foi aprovada para estudar economia, política e filosofia, em uma das melhores faculdades do Reino Unidos, universidade de Oxford. Parabéns Malala Yousafzai.
Malala - Uma menina. Entre muitas
"Hoje, ao me olhar no espelho, lembrei que uma vez pedi a Deus alguns centímetros a mais. Ele acabou me fazendo alta como o céu, tão alta que não consegui me medir. Então ofereci as cem raakaf nafl que tinha prometido se crescesse.
Amo Deus. Agradeço a meu Alá. Converso com Ele todo dia. É o maior. Ao me dar uma altura para alcançar as pessoas, Ele também me deu grandes responsabilidades. Paz em todo lar, toda rua, toda aldeia, todo país - esse é meu sonho. Educação para crianças do mundo. Sentar numa cadeira e ler livros com todas as minhas amigas, em uma escola, é um direito meu. Ver todo ser humano com um sorriso de felicidade é o meu desejo.
Eu sou Malala. Meu mundo mudou, mas eu não."
Leitura necessária para entender muitas " ações" e "lutas " nesse mundo.
ResponderExcluirSem dúvida alguma!!!
Excluir