Resenha: Me Chame Pelo Seu Nome


     Romance    
    Autor(a): André Aciman
Editora Intrínseca 
    Páginas: 288 
    Classificação: 5/5
Sinopse: A casa onde Elio passa os verões é um verdadeiro paraíso na costa italiana, parada certa de amigos, vizinhos, artistas e intelectuais de todos os lugares. Filho de um importante professor universitário, o jovem está bastante acostumado à rotina de, a cada verão, hospedar por seis semanas na vila da família um novo escritor que, em troca da boa acolhida, ajuda seu pai com correspondências e papeladas. Uma cobiçada residência literária que já atraiu muitos nomes, mas nenhum deles como Oliver. Elio imediatamente, e sem perceber, se encanta pelo americano de vinte e quatro anos, espontâneo e atraente, que aproveita a temporada para trabalhar em seu manuscrito sobre Heráclito e, sobretudo, desfrutar do verão mediterrâneo. Da antipatia impaciente que parece atravessar o convívio inicial dos dois surge uma paixão que só aumenta à medida que o instável e desconhecido terreno que os separa vai sendo vencido. Uma experiência inesquecível, que os marcará para o resto da vida.

Com rara sensibilidade, André Aciman constrói uma viva e sincera elegia à paixão, em um romance no qual se reconhecem as mais delicadas e brutais emoções da juventude. Uma narrativa magnética, inquieta e profundamente tocante.

*Livro que inspirou o filme dirigido por Luca Guadagnino, aclamado nos festivais de  Berlim, Toronto, do Rio, no Sundance e um dos principais candidatos ao Oscar de 2018.


Vou começar a falar sobre esse livro que esperei a chegada nas livrarias e comprei com o maior carinho. Li em alguns dias, sim, por quê é muito envolvente. 

É sobre um menino de 17 anos, Elio, norte-americano de descendência francesa e italiana, que passa as férias no interior da Itália. Os pais são professores, e seu pai recebe todo o verão um estudante recém formado para ajudar ele com algumas papeladas e tal.

O livro é narrado em primeira pessoa, o Elio. Ele é muito inteligente e se apaixona pelo hóspede em um verão nos anos 80, o Oliver, um recém formado de 24 anos que está escrevendo um livro.

A narrativa é maravilhosa e apaixonante, pois Elio pensa cada coisa e ele não sabe se está apaixonado, se é só desejo e se o outro esta interessado nele ou não. O final fica em aberto, na minha humilde opinião, mas tudo vale a pena, por quê o romance deles é muito bonito e consigo me colocar no lugar de Elio e entender tudo que ele escreve.

Esse é um livro que nunca irei esquecer, e ô que eu assisti o filme primeiro, que por sinal é muito bom, e não estragou nada a história. Isso é o poder das palavras, uma bela história e uma ótima escrita.

Melhor frase de todos os tempos:
"Oliver para Elio: Me chame pelo seu nome e eu te chamo pelo meu" Isso é amor, meu!

Comentários