Contos
Autor(a): Conceição Evaristo
Editora Pallas
Editora Pallas
Páginas: 116
Classificação: 5/5
Sinopse: Em Olhos d’água Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem.Sem sentimentalismos, mas sempre incorporando a tessitura poética à ficção, seus contos apresentam uma significativa galeria de mulheres: Ana Davenga, a mendiga Duzu-Querença, Natalina, Luamanda, Cida, a menina Zaíta. Ou serão todas a mesma mulher, captada e recriada no caleidoscópio da literatura em variados instantâneos da vida?Elas diferem em idade e em conjunturas de experiências, mas compartilham da mesma vida de ferro, equilibrando-se na “frágil vara” que, lemos no conto O Cooper de Cida, é a corda bamba do tempo.
O melhor livro de contos que tive o prazer de ler! com uma certa poetização em Olhos d'água o foco é direcionado na população afro-brasileira, principalmente, retratação da mulher negra, a pobreza, dando um choque de realidade a qualquer pessoa que leia.
Um livro claro, curto, arrebatador e comovente, de quinze contos, mas com uma intensidade impressionante. Os temas dos contos são diversos, lidando com temas cotidianos das periferias do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que podem muito bem ser perfeitamente encontradas em páginas de jornais e noticiários, tais como: violência, miséria, desigualdade social, pobreza, preconceito racial, infância, homossexualismo... Aqui, as protagonistas são as mulheres negras, e são várias mulheres, cada qual com sua história em particular.
Conceição Evaristo nasceu numa favela da zona Sul de Belo Horizonte. Conciliou os estudos com o trabalho de empregada doméstica, até concluir. Depois, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde passou num concurso público para magistério e estudou letras na UFRJ. Uma escritora maravilhosa, conseguiu neste livro transformar violência em poesia, mostrando temas que muitos desejam que continue marginalizados.
Comentários
Postar um comentário